Modelação do derrame de hidrocarbonetos na Ria de Aveiro

No âmbito da disseminação científica do projeto RaMP - Rapid-response to Marine Pollution, foi elaborado um projeto intitulado: MODELAÇÃO DO DERRAME DE HIDROCARBONETOS NA RIA DE AVEIRO. O presente projeto foi realizado pela aluna Raquel Almeida, sob a orientação científica do Professor Doutor João Miguel Dias e da Doutora Magda Sousa, resultando do trabalho de conclusão da Licenciatura em Ciências do Mar na Universidade de Aveiro.

O trabalho teve como objetivo o estudo da influência das condições oceanográficas e meteorológicas locais na propagação de um combustível derramado em oceano aberto e em locais de risco de uma zona estuarina. Os estudos foram efetuados para área da Ria de Aveiro, uma zona de proteção especial onde está inserido o porto de Aveiro.

derrame numa localização em oceano aberto, a oeste do porto de Aveiro. Período enchente da maré viva, com influência fluvial e vento norte.
Derrame numa localização em oceano aberto, a oeste do porto de Aveiro. Período enchente da maré viva, com influência fluvial e vento norte.

Fonte: Raquel Almeida (2020), MODELAÇÃO DO DERRAME DE HIDROCARBONETOS NA RIA DE AVEIRO

 

Os resultados deste trabalho tiveram como base a aplicação do software computacional Delf3D, ferramenta que também será utilizada na construção do sistema RaMP, nomeadamente na parte do modelo numérico de previsão de correntes. Esse software permitiu a agregação dos modelos hidrodinâmicos e de transporte de partículas de modo a simular diversos cenários, baseados em diferentes condições de vento e maré para o período de 1 de Maio a 16 de Junho de 2018.

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Within the scope of the scientific dissemination of the RaMP project - Rapid-response to Marine Pollution, a project entitled: MODELING HYDROCARBON SPILL IN RIA DE AVEIRO. This project was carried out by student Raquel Almeida, under the scientific guidance of Professor João Miguel Dias and PhD Magda Sousa, as a result of the final work of the Degree in Marine Sciences at the University of Aveiro.

The objective of this work was to study the influence of local oceanographic and meteorological conditions on the propagation of fuel spilled in the open ocean and in risky places in an estuarine zone. The studies were carried out for the Ria de Aveiro area, a special protection area where the port of Aveiro is inserted.

derrame numa localização em oceano aberto, a oeste do porto de Aveiro. Período enchente da maré viva, com influência fluvial e vento norte.
Flooding period of the living tide, with fluvial influence and north wind.

Source:  Raquel Almeida (2020), MODELAÇÃO DO DERRAME DE HIDROCARBONETOS NA RIA DE AVEIRO

 

The results of this work were based on the application of the computational software Delft3D, a tool that will also be used in the construction of the RaMP system, namely in the part of the numerical model of current prediction. This software allowed the aggregation of hydrodynamic and particle transport models in order to simulate different scenarios, based on different wind and tide conditions for the period from 1 May to 16 June 2018.