Notícias

No dia 29 de Janeiro reuniu-se um dos Painéis sobre Operações Marítimas no âmbito da segunda edição da conferência IDEIA: Inovação nas Operações Marinhas - Alinhamento com a Academia e Indústria, organizado pela Marinha Portuguesa.

No âmbito da disseminação científica do projeto RaMP - Rapid-response to Marine Pollution, foi elaborado um projeto intitulado: MODELAÇÃO DO DERRAME DE HIDROCARBONETOS NA RIA DE AVEIRO. O presente projeto foi realizado pela aluna Raquel Almeida, sob a orientação científica do Professor Doutor João Miguel Dias e da Doutora Magda Sousa, resultando do trabalho de conclusão da Licenciatura em Ciências do Mar na Universidade de Aveiro.

Entre o mês de Agosto e Outubro deste ano realizou-se o curso de verão de  Introdução à Robótica para aplicações em Observação do Oceano, à Arqueologia e ao Mapeamento de Ecossistemas, organizado pelo Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática (LSTS) e pelo AIR Centre, financiado pela FCT.

A Administração do Porto de Aveiro vai colaborar no projeto RaMP, designado por “Rapid-response to Marine Pollution” e no qual participam também a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a Universidade de Aveiro e a Direção-Geral da Autoridade Marítima. No decorrer deste projecto será desenvolvido e demonstrado  um sistema de veículos autónomos de baixo custo para operações de prevenção, monitorização, identificação e resposta a eventos de poluição marinha.