Notícias

A 27 e 28 de Outubro o LSTS esteve presente na Atlantic Polex 2021, promovida pela Autoridade Marítima Nacional. Neste evento pudemos ver as técnicas utilizadas para coletar poluição para estudos, métodos para limpar estes perigos da água, areia e rochas, bem como identificar a sua principal fonte.
No dia 29 de Janeiro reuniu-se um dos Painéis sobre Operações Marítimas no âmbito da segunda edição da conferência IDEIA: Inovação nas Operações Marinhas - Alinhamento com a Academia e Indústria, organizado pela Marinha Portuguesa.

No âmbito da disseminação científica do projeto RaMP - Rapid-response to Marine Pollution, foi elaborado um projeto intitulado: MODELAÇÃO DO DERRAME DE HIDROCARBONETOS NA RIA DE AVEIRO. O presente projeto foi realizado pela aluna Raquel Almeida, sob a orientação científica do Professor Doutor João Miguel Dias e da Doutora Magda Sousa, resultando do trabalho de conclusão da Licenciatura em Ciências do Mar na Universidade de Aveiro.

Entre o mês de Agosto e Outubro deste ano realizou-se o curso de verão de  Introdução à Robótica para aplicações em Observação do Oceano, à Arqueologia e ao Mapeamento de Ecossistemas, organizado pelo Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática (LSTS) e pelo AIR Centre, financiado pela FCT.

A Administração do Porto de Aveiro vai colaborar no projeto RaMP, designado por “Rapid-response to Marine Pollution” e no qual participam também a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a Universidade de Aveiro e a Direção-Geral da Autoridade Marítima. No decorrer deste projecto será desenvolvido e demonstrado  um sistema de veículos autónomos de baixo custo para operações de prevenção, monitorização, identificação e resposta a eventos de poluição marinha.